Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Bolsonaro e Marito lançam pedra fundamental da Ponte da Integração

A Ponte da Integração ligará Foz a Presidente Franco

  • 10/05/2019
  • Foto(s): Reprodução
Bolsonaro e Marito lançam pedra fundamental da Ponte da Integração

Os presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benitez, do Paraguai, lançaram nesta sexta-feira (10), em Foz do Iguaçu, a pedra fundamental da segunda ponte entre os dois países. A Ponte da Integração ligará Foz a Presidente Franco, no lado paraguaio da fronteira.

Bolsonaro desembarcou no Aeroporto Internacional das Cataratas, às 12h20, acompanhado dos ministros Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura e do Ministro da Justiça, Sérgio Mouro. A comitiva foi recebida pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior e juntos seguiram em direção ao Marco das Três Fronteiras, na região sul de Foz do Iguaçu, onde a ponte será construída.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna agradeceu a confiança do governo federal na hidrelétrica. “Obrigado por confiar na energia de Itaipu”. A obra de R$ R$ 462.995.564, será bancada pela binacional e contemplará a perimetral leste, via contornando a cidade desviando o fluxo de caminhões do centro, levando direto para a BR 277.

Durante a solenidade, foi assinado um termo onde o governo federal autoriza o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT – executar a obra através de um convênio com o governo estadual. Ratinho Junior disse que a obra vai mudar a história logística do Paraná. “Já somos o maior produtor de grãos e agora queremos ser o maior centro logístico da América do Sul.

Para o presidente paraguaio, a obra é a realização de um sonho que o povo já não acreditava. “Há 30 anos foi instalada a ideia e o projeto dessa integração”, disse Abdo, lembrando ainda, que a Itaipu também bancará a obra de uma terceira, entre as cidades de Carmelo Peralta, no Paraguai e Porto Murtinho, na fronteira com o Mato Grosso do Sul.

Bolsonaro começou o discurso lembrando o legado de infraestrutura deixado pelos presidentes militares e ainda salientou o momento de união entre os governos brasileiro e paraguaio. “Como é bom ter países vizinhos e amigos como esse do estado do Paraguai. Juntos somamos força, juntos proporcionaremos dias melhores aos nossos povos e para nós como políticos. Não existe prêmio maior do que a satisfação do dever cumprido”, disse o brasileiro.

Local onde a ponte será construída

Histórico

Em 2011, o então presidente paraguaio Fernando Lugo e a presidente Dilma Rousseff, fecharam acordo para a construção da segunda ponte. Mas o anúncio da construção só aconteceu em outubro de 2013, quando Dilma esteve em Itaipu para a inauguração do linhão de 500 KW. A licitação chegou a ser feita e o dinheiro colocado no orçamento da União. Licenças ambientais atrasaram o início da obra e com a crise de 2015, o dinheiro foi retirado do orçamento.

Em dezembro de 2018, os presidentes Michel Temer e Mario Abdo Benitez assinaram o termo de cooperação internacional para a construção da ponte, desta vez paga pela Itaipu. O acordo prevê que o lado brasileiro da usina pague a ponte entre Foz e Franco e o lado paraguaio, a ponte entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho.

Fonte: Rádio Cultura / Dante Quadra