Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Engenheiro de Itaipu fala sobre norma de segurança de barragens para deputados paranaenses

Engenheiro esteve na Alep a pedido de deputado que pretende criar um Plano Estadual de Segurança de Barragens

  • 17/04/2019
  • Foto(s): Dálie Felberg/Alep
Engenheiro de Itaipu fala sobre norma de segurança de barragens para deputados paranaenses

A barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu está em perfeitas condições estruturais e a sua segurança é monitorada permanentemente, através de medidas de manutenção preventiva realizadas pelas equipes técnicas da empresa. A afirmação foi feita na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) pelo gerente da Divisão de Engenharia Civil e Arquitetura de Itaipu, Dimilson Pinto Coelho, que fez um relato sobre as normas de segurança em barragens adotadas pela binacional.

Ele relatou que a Usina de Itaipu tem mais de oito mil equipamentos de acompanhamento e monitoração da Usina, com 14 profissionais que verificam esses equipamentos e seus dados diariamente, totalizando mais de 90 mil verificações anuais. O engenheiro Dimilson afirmou que a Usina de Itaipu foi construída nas décadas de 70 e 80 e acompanha, dia a dia, as condições das barragens e que a prevenção e a precaução devem fazer parte de todas as represas. No Paraná estima-se que há 450 barragens. (Ouça o áudio Dimilson Coelho 1 abaixo)

Ele esteve na Assembleia a convite do deputado Requião Filho (MDB), que vai propor, através de projeto de lei, a formulação de um Plano Estadual de Segurança de Barragens, criando normas eficazes a fim de prevenir tragédias como as que ocorreram em Mariana e Brumadinho, municípios de Minas Gerais. Requião Filho disse que é importante que o Paraná tenha normas de segurança próprias assim como outros estados. (Ouça o áudio Requião Filho 1 abaixo)

Pensando nisso, visitas e pesquisas estão sendo feitas em diversos municípios paranaenses. A ideia é reunir informações sobre oque é feito atualmente no estado em relação à segurança da barragem. Depois disso, estratégias efetivas devem ser traçadas para compor o projeto. (Ouça o áudio Requião Filho 2 abaixo)

O gerente da Divisão de Engenharia Civil e Arquitetura de Itaipu destacou que é positiva a criação de uma legislação própria do estado. (Ouça o áudio Dimilson Coelho 2 abaixo)

Fonte: Gerson Kaiser com Alep

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533