Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Policia Civil do Paraná comemora a transferência da administração da carceragem de delegacias para o Depen

Policia Civil do Paraná comemora a transferência da administração da carceragem de delegacias para o Depen

Na última semana a governadora Cida Borghetti assinou decreto que transfere a gestão de 37 carceragens, hoje administradas pela Polícia Civil, ao Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), coordenado pela Secretaria Especial de Administração Penitenciária.
O delegado da Polícia Civil de Guaíra Deoclecio Detros, destacou que esse é um momento histórico para a Policia Civil, parabenizou a iniciativa da governadora que, com essa medidasegundo ele, facilitará o trabalho das delegacias que precisavam empregar seus poucos recursos humanos (delegados, investigadores, escrivães…) só para fazer a guarda das cadeias e evitar fugas e rebeliões, deixando de lado suas atribuições de investigar, fazer inquéritos e prender. (áudio abaixo)


A medida permite ao Depen a gestão plena das 37 unidades e a guarda de aproximadamente 6.100 presos. Com isso, cerca de 1.100 policiais civis serão liberados exclusivamente para o trabalho de investigação, formalização de flagrantes e demais atividades de prestação de serviços à população.


Na Região Oeste a medida contemplará a 7ª SDP de Umuarama,15ª SDP de Cascavel,20ª SDP de Toledo,13ª DRP de Guaíra e a 47ª DP de Marechal de Marechal Cândido Rondon.


De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, foram liberados R$ 15 milhões para a manutenção de unidades do Depen e das carceragens que passarão a ser administradas pelo departamento. O Governo afirma ainda que pouco mais de 1.100 agentes de cadeia pública já foram contratados e cerca de 70% deles vão trabalhar nas unidades em que o Depen assumiu a guarda dos presos. O orçamento que era destinado à Polícia Civil para as despesas como alimentação e outros gastos com os presos, será transferido para o Departamento.

Fonte: AEN