Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Passado

Passado

Quando olho para trás percebo que o passado só serviu para aprendizado. Gostosas lembranças de minha juventude, amargas decepções de pessoas em que depositei confiança. Experiências acumuladas com acertos e erros. Em resumo foi isso.
Nenhuma novidade, né? Acho que contigo não foi muito diferente.
O tempo, senhor do Universo, me mostrou que o passado só faz parte da história que construímos e das experiências que vivenciamos. Crescemos com ele. Evoluímos. Aprendemos como não se faz e edificamos um altar de momentos inesquecíveis. Alguns, a bem da verdade, precisamos esquecer. Cultivar mágoa é darmos vida à má água. Uma energia que só nos faz adoecer e entristece, afinal somos 70% líquido. Hoje posso afirmar que nossa vida é o que construímos não o que lamentamos. Lamentar é sofrer duplamente. O fato e a lembrança. É muito bom poder afirmar que quando olho para o passado tenho a sensação e a certeza de estar vendo outra pessoa. É impressionante como consigo deixar de lado, colocar distante de mim, as coisas ruins do meu tempo anterior. Quando descobri isso, esta magia de abandonar o ruim, percebi que só me fez bem. Nós não somos a nossa mente, nem os nossos fatos passados. Nós efetivamente somos o nosso presente.
Nossa mente foi. Hoje ela é o que permitirmos que seja. É obvio que depende de nós admitirmos esta verdade. Ao aceitarmos isso, conseguimos criar, a cada novo dia, um novo futuro e um presente distante de sentimentos que a nada servem. É preciso que trabalhemos nossa mente ao nosso favor e não contra. É ela que julga, deprecia, contesta e até aceita. Somos sua vítima.
Como fazer? Escutá-la, mas nunca permitir que ela decida por nós. Ela está contaminada pelas nossas experiências passadas. Quem diz que o novo será igual? Quem pode afirmar que os fatos irão se repetir se as variáveis são completamente diferentes. As pessoas podem ser as mesmas, mas já pensam e atuam de forma diferente. Portanto tudo é novo. Ter isso em mente muda a nossa vida.
Quantas vezes você já ouviu? Tentei isso mas não deu certo…
Saber usar o passado é o começo de toda a mudança que você, eu e nossos amigos desejamos fazer. Aqui inicia todo um processo de Vida Nova.É fundamental adquirirmos cultura e aprendermos novos ensinamentos e filosofias, mas é mais importante o que fazemos com o que adquirimos de bagagem cerebral. Dias atrás pedi ao meu mestre para saber mais.                                                                Estava sedento de conhecimento. Ele me olhou fundo nos olhos e disse:
Você já sabe muito, é preciso aplicar o conhecimento que recebeu. Não adianta conhecer muito, selecionar as coisas que mais gosta e aplicar. Você só vai aprender quando exercitar o que não gosta. Não se permita contaminar pelos fatos do passado. Domine a sua mente. Perdoe. É errado só rezar e não aplicar a bondade. Não é Deus que muda as coisas. É você. Tudo soou como uma granada em minha cabeça.É preciso praticar o que se sabe, pensei na sequência…Fácil? Claro que não. Mas é assim que funciona.
Não devemos ser reféns de nossos pensamentos e de nossas atitudes passadas. Afinal, o minuto que iremos viver agora é novo, depende de nós, exclusivamente de nós, a qualidade que pretendemos dar a ele.

Fonte: Belas Mensagens